Suas vaci­nas estão em dia?

Publicado em:

Categoria: Geral

Nes­te 9 de maio, Dia Naci­o­nal da Imu­ni­za­ção, é um momen­to para refor­çar sobre a impor­tân­cia vital das vaci­nas na pro­te­ção de nos­sa saú­de. Com a che­ga­da do inver­no, é essen­ci­al estar aten­to à algu­mas vaci­nas espe­cí­fi­cas. Veja quais são:

 – Dupla Adul­to (Dif­te­ria, Téta­no e Coque­lu­che): Neces­sá­rio esque­ma bási­co com­ple­to e refor­ço a cada 10 anos.

- Influ­en­za:  Anu­al a par­tir dos 6 meses de idade.

- Pneu­mo­có­ci­ca 13 Valen­te:  A par­tir dos 50 anos, ou antes se hou­ver comor­bi­da­des. Dose úni­ca. Pro­te­ge con­tra o pneu­mo­co­co, prin­ci­pal cau­sa de pneu­mo­nia e meningite.

- Covid-19: Esque­ma com­ple­to (2 a 3 doses, depen­den­do da mar­ca) + 1 dose da bivalente.

- BCG: Para recém-nas­ci­dos até 5 anos. Pro­te­ge con­tra for­mas gra­ves de tuber­cu­lo­se e hanseníase.

-Vírus Sin­ci­ci­al Res­pi­ra­tó­rio: A par­tir dos 60 anos. Recém-che­ga­da à rede pri­va­da. A Anvi­sa tam­bém apro­vou para ges­tan­tes, pro­por­ci­o­nan­do pro­te­ção adi­ci­o­nal para o recém-nas­ci­do, mas ain­da não está sen­do comercializada.

-Trí­pli­ce Viral (Saram­po, Caxum­ba e Rubéo­la): Essen­ci­al para evi­tar o retor­no do saram­po, que pode cau­sar pneu­mo­nia e outras sín­dro­mes gra­ves em bebês.

A vaci­na­ção não só pro­te­ge você, mas tam­bém sua famí­lia e a comu­ni­da­de, con­tri­buin­do para a imu­ni­da­de de reba­nho. Cada vaci­na é uma bar­rei­ra a mais con­tra doen­ças gra­ves e um pas­so em dire­ção a uma soci­e­da­de mais saudável.

Man­te­nha suas vaci­nas em dia e pro­te­ja-se nes­te inverno!

Abra­ços
Dra. Rober­ta Lest­ch da Sil­vei­ra
Infec­to­lo­gis­ta
CRM/SC 37276 I RQE 25156 [Ima­gem: Ban­co de Ima­gens Fre­e­pik]

==
Clí­ni­ca Guzat­ti
🩺 Dr. Osmar Guzat­ti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044
Dir. Téc­ni­co Responsável

Recomendados para você

Obri­ga­do Thai­se Albu­quer­que Correa

Hoje celebramos o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, uma data especial para reconhecer e valorizar esses profissionais dedicados que são fundamentais para o cuidado e bem-estar de nossos pacientes. Queremos parabenizar cada um de vocês pelo trabalho, empatia e...

ler mais