O que eles têm a te ensi­nar sobre prevenção?

Publicado em:

Em 2023 acom­pa­nha­mos rela­tos de figu­ras públi­cas como as can­to­ras Pre­ta Gil, Simony e o apre­sen­ta­dor Emí­lio Suri­ta que com­par­ti­lha­ram suas expe­ri­ên­ci­as enfren­tan­do o cân­cer de intes­ti­no. Sem con­tar que no final de 2022 e iní­cio do ano pas­sa­do, tive­mos a per­da de Pelé e Rober­to Dina­mi­te. E o que eu tenho a te falar sobre isso? Sim, infe­liz­men­te, essa enfer­mi­da­de tem cres­ci­do e já se tor­nou um dos cân­ce­res mais comuns entre os brasileiros.

Mas somen­te assus­tar as pes­so­as sobre esse dado esta­tís­ti­co não adi­an­ta. O que pre­ci­sa­mos con­ver­sar é: O que pode­mos apren­der com esses casos? 

Da minha vivên­cia pro­fis­si­o­nal, eu não tenho dúvi­das em dizer que a pre­ven­ção é a cha­ve. A detec­ção pre­co­ce por meio do exa­me de colo­nos­co­pia pode fazer toda a dife­ren­ça na pre­ven­ção ao cân­cer colorretal.

Por meio da colo­nos­co­pia é pos­sí­vel fazer a iden­ti­fi­ca­ção de póli­pos – que são peque­nos cres­ci­men­tos benig­nos que podem se tor­nar malig­nos ao lon­go do tem­po – e remo­vê-los antes de se tor­na­rem malig­nos. Quan­do o cân­cer já está desen­vol­vi­do, o exa­me pos­si­bi­li­ta o diag­nós­ti­co, sen­do que quan­to mais cedo, mai­o­res as pro­ba­bi­li­da­des de cura.

A reco­men­da­ção é que a colo­nos­co­pia seja rea­li­za­da a par­tir dos 45 anos. Em caso de his­tó­ri­co fami­li­ar de cân­cer de intes­ti­no, deve ser rea­li­za­da 10 anos antes da ida­de que o fami­li­ar apre­sen­tou o pro­ble­ma. Se um tio seu teve diag­nós­ti­co de cân­cer de intes­ti­no aos 40 anos, é ide­al que você faça o seu pri­mei­ro exa­me aos 30 anos.

E não é só. Boas prá­ti­cas devem ser incor­po­ra­das à sua roti­na para redu­zir os ris­cos. A ali­men­ta­ção desem­pe­nha um papel impor­tan­te, uma die­ta rica em fibras, asso­ci­a­da à hidra­ta­ção ade­qua­da, pode con­tri­buir para a pre­ven­ção. Além dis­so, cul­ti­var hábi­tos de vida sau­dá­veis, incluin­do a exer­cí­ci­os físi­cos, é par­te fun­da­men­tal do cui­da­do pre­ven­ti­vo. Cuide-se!

Abra­ços

Dr. Lucas Ramos Guzatti

==
Clí­ni­ca Guzat­ti
🩺 Dr. Osmar Guzat­ti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044
Dir. Téc­ni­co Res­pon­sá­vel

Faça con­ta­to para saber sobre con­vê­ni­os e valo­res de con­sul­tas, exa­mes e pro­ce­di­men­tos

🔗clinicaguzatti.com.br

🕔 Horá­rio de aten­di­men­to
De 2ª a 6ª fei­ra das 7 às 18h

📲What­sapp (49) 99103–0985
📞Tele­fo­ne: (49) 3289–5000
✉️contato@guzatti.com.br
Ende­re­ço: Rua Her­cí­lio Luz 125 – Cen­tro – Lages – SC

#medi­co #medi­ci­na #gas­tro­cli­ni­ca #apa­re­lho­di­ges­ti­vo #lages #ser­ra­ca­ta­ri­nen­se #medi­ci­na­de­pai­pra­fi­lho #gas­tro­en­te­ro­lo­gia #medi­ci­na­co­ma­mor
#medi­ci­na­po­ra­mor

[SELO DE QUALIDADE @INHALTCOM]

Recomendados para você

Suas vaci­nas estão em dia?

Neste 9 de maio, Dia Nacional da Imunização, é um momento para reforçar sobre a importância vital das vacinas na proteção de nossa saúde. Com a chegada do inverno, é essencial estar atento à algumas vacinas específicas. Veja quais são:  - Dupla Adulto (Difteria,...

ler mais