O que eles têm a te ensi­nar sobre prevenção?

Publicado em:

Em 2023 acom­pa­nha­mos rela­tos de figu­ras públi­cas como as can­to­ras Pre­ta Gil, Simony e o apre­sen­ta­dor Emí­lio Suri­ta que com­par­ti­lha­ram suas expe­ri­ên­ci­as enfren­tan­do o cân­cer de intes­ti­no. Sem con­tar que no final de 2022 e iní­cio do ano pas­sa­do, tive­mos a per­da de Pelé e Rober­to Dina­mi­te. E o que eu tenho a te falar sobre isso? Sim, infe­liz­men­te, essa enfer­mi­da­de tem cres­ci­do e já se tor­nou um dos cân­ce­res mais comuns entre os brasileiros.

Mas somen­te assus­tar as pes­so­as sobre esse dado esta­tís­ti­co não adi­an­ta. O que pre­ci­sa­mos con­ver­sar é: O que pode­mos apren­der com esses casos? 

Da minha vivên­cia pro­fis­si­o­nal, eu não tenho dúvi­das em dizer que a pre­ven­ção é a cha­ve. A detec­ção pre­co­ce por meio do exa­me de colo­nos­co­pia pode fazer toda a dife­ren­ça na pre­ven­ção ao cân­cer colorretal.

Por meio da colo­nos­co­pia é pos­sí­vel fazer a iden­ti­fi­ca­ção de póli­pos – que são peque­nos cres­ci­men­tos benig­nos que podem se tor­nar malig­nos ao lon­go do tem­po – e remo­vê-los antes de se tor­na­rem malig­nos. Quan­do o cân­cer já está desen­vol­vi­do, o exa­me pos­si­bi­li­ta o diag­nós­ti­co, sen­do que quan­to mais cedo, mai­o­res as pro­ba­bi­li­da­des de cura.

A reco­men­da­ção é que a colo­nos­co­pia seja rea­li­za­da a par­tir dos 45 anos. Em caso de his­tó­ri­co fami­li­ar de cân­cer de intes­ti­no, deve ser rea­li­za­da 10 anos antes da ida­de que o fami­li­ar apre­sen­tou o pro­ble­ma. Se um tio seu teve diag­nós­ti­co de cân­cer de intes­ti­no aos 40 anos, é ide­al que você faça o seu pri­mei­ro exa­me aos 30 anos.

E não é só. Boas prá­ti­cas devem ser incor­po­ra­das à sua roti­na para redu­zir os ris­cos. A ali­men­ta­ção desem­pe­nha um papel impor­tan­te, uma die­ta rica em fibras, asso­ci­a­da à hidra­ta­ção ade­qua­da, pode con­tri­buir para a pre­ven­ção. Além dis­so, cul­ti­var hábi­tos de vida sau­dá­veis, incluin­do a exer­cí­ci­os físi­cos, é par­te fun­da­men­tal do cui­da­do pre­ven­ti­vo. Cuide-se!

Abra­ços

Dr. Lucas Ramos Guzatti

==
Clí­ni­ca Guzat­ti
🩺 Dr. Osmar Guzat­ti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044
Dir. Téc­ni­co Res­pon­sá­vel

Faça con­ta­to para saber sobre con­vê­ni­os e valo­res de con­sul­tas, exa­mes e pro­ce­di­men­tos

🔗clinicaguzatti.com.br

🕔 Horá­rio de aten­di­men­to
De 2ª a 6ª fei­ra das 7 às 18h

📲What­sapp (49) 99103–0985
📞Tele­fo­ne: (49) 3289–5000
✉️contato@guzatti.com.br
Ende­re­ço: Rua Her­cí­lio Luz 125 – Cen­tro – Lages – SC

#medi­co #medi­ci­na #gas­tro­cli­ni­ca #apa­re­lho­di­ges­ti­vo #lages #ser­ra­ca­ta­ri­nen­se #medi­ci­na­de­pai­pra­fi­lho #gas­tro­en­te­ro­lo­gia #medi­ci­na­co­ma­mor
#medi­ci­na­po­ra­mor

[SELO DE QUALIDADE @INHALTCOM]

Recomendados para você

Qual seu receio em fazer a colonoscopia?

Você tem ou conhece alguém que tem receio da colonoscopia? Vamos desmistificar esse exame tão importante para a sua saúde? A colonoscopia é um procedimento feito com sedação, garantindo que o paciente não sentirá dor durante o exame. Além de ser rápido, os benefícios...

ler mais

Obe­si­da­de: Por­ta para diver­sas doenças. 

A obesidade é mais que uma questão estética. Ela abre portas para diversas doenças crônicas que podem impactar seriamente sua saúde. A obesidade é uma doença progressiva e degenerativa, o que significa que, sem intervenção, tende a piorar com o tempo e deve ser...

ler mais

DIVERTICULITE: Fique aten­to a estas orientações

Diverticulite é uma condição em que pequenas bolsas chamadas divertículos, que podem se formar na parede do intestino, ficam inflamadas ou infectadas. Isso pode causar sintomas desconfortáveis como dor abdominal intensa, geralmente no lado esquerdo inferior, febre,...

ler mais