Maio Roxo: Cons­ci­en­ti­za­ção sobre Doen­ças Infla­ma­tó­ri­as Intestinais

Publicado em:

Categoria: Geral

O Maio Roxo é ascen­de o aler­ta para as Doen­ças Infla­ma­tó­ri­as Intes­ti­nais (DII). O Dr Lucas Ramos Guzat­ti res­pon­de as prin­ci­pais dúvi­das sobre o assun­to. Arras­te para o lado para conferir.

1.O que são as DII? As Doen­ças Infla­ma­tó­ri­as Intes­ti­nais são dis­túr­bi­os crô­ni­cos do sis­te­ma diges­ti­vo, carac­te­ri­za­dos por infla­ma­ção per­sis­ten­te no tra­to gas­troin­tes­ti­nal. Elas inclu­em a doen­ça de Crohn, que pode afe­tar qual­quer par­te do tra­to diges­ti­vo, e a reto­co­li­te ulce­ra­ti­va, que se con­cen­tra no cólon e no reto.

 2. Quais os sin­to­mas mais frequentes?

Os sin­to­mas das DII podem vari­ar de leves a gra­ves e podem incluir dor abdo­mi­nal, diar­reia per­sis­ten­te (por vezes com san­gue), per­da de peso não inten­ci­o­nal, fadi­ga, febre, dor retal, cóli­cas abdo­mi­nais e urgên­cia em defe­car. Esses sin­to­mas podem ser inter­mi­ten­tes e recor­ren­tes, afe­tan­do sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te a qua­li­da­de de vida dos paci­en­tes.

3. Quais são as pos­sí­veis cau­sas das doen­ças infla­ma­tó­ri­as intestinais?

As cau­sas para as doen­ças são diver­sas, sen­do a mais comum a par­tir de um con­jun­to de fato­res gené­ti­cos, com­por­ta­men­tais e físi­cos. Outras pos­sí­veis cau­sas inclu­em desor­dens entre micror­ga­nis­mos, fal­ta de fibras e de água na die­ta, estres­se, depres­são, ansi­e­da­de e avan­ço da ida­de.

 4. Qual é a impor­tân­cia do diag­nós­ti­co pre­co­ce das doen­ças infla­ma­tó­ri­as intestinais?

O diag­nós­ti­co pre­co­ce é essen­ci­al para evi­tar a pio­ra do qua­dro des­sas doen­ças, além da neces­si­da­de de inter­na­ções e cirur­gi­as. Quan­to mais cedo o tra­ta­men­to for ini­ci­a­do, melhor para con­tro­lar a doen­ça e evi­tar com­pli­ca­ções.

5. Como é o tratamento? 

O tra­ta­men­to visa con­tro­lar a infla­ma­ção, ali­vi­ar os sin­to­mas e pre­ve­nir com­pli­ca­ções. Isso geral­men­te envol­ve uma abor­da­gem mul­ti­dis­ci­pli­nar, incluin­do medi­ca­men­tos para redu­zir a infla­ma­ção e supri­mir o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co, tera­pia nutri­ci­o­nal, modi­fi­ca­ção na die­ta, cirur­gia em casos gra­ves e ges­tão do esti­lo de vida.

É fun­da­men­tal que aque­les que enfren­tam sin­to­mas sus­pei­tos ou foram diag­nos­ti­ca­dos com DII bus­quem apoio médi­co espe­ci­a­li­za­do. Nos­sa clí­ni­ca está aqui para ofe­re­cer supor­te, diag­nós­ti­co pre­ci­so e tra­ta­men­to per­so­na­li­za­do para aju­dar a geren­ci­ar essas con­di­ções complexas.

Abra­ços Dr. Lucas Ramos Guzat­ti CRM/SC 24758 RQE 21720

==
Clí­ni­ca Guzat­ti
🩺 Dr. Osmar Guzat­ti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044
Dir. Téc­ni­co Res­pon­sá­vel

🕔 Horá­rio de aten­di­men­to
De 2ª a 6ª fei­ra das 7 às 18h

📲What­sapp (49) 99103–0985
📞Tele­fo­ne: (49) 3289–5000
✉️contato@guzatti.com.br
#medi­co #medi­ci­na #gas­tro­cli­ni­ca #apa­re­lho­di­ges­ti­vo #lages #ser­ra­ca­ta­ri­nen­se #medi­ci­na­de­pai­pra­fi­lho #gas­tro­en­te­ro­lo­gia #medi­ci­na­co­ma­mor
#medi­ci­na­po­ra­mor #colo­nos­co­pia #can­cer­dein­tes­ti­no

[SELO DE QUALIDADE @inhaltcom

Recomendados para você

Obri­ga­do Thai­se Albu­quer­que Correa

Hoje celebramos o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, uma data especial para reconhecer e valorizar esses profissionais dedicados que são fundamentais para o cuidado e bem-estar de nossos pacientes. Queremos parabenizar cada um de vocês pelo trabalho, empatia e...

ler mais

Obri­ga­do pro­fis­si­o­nais da enfermagem!

No dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro, é com grande gratidão e reconhecimento que prestamos homenagem ao enfermeiro de nossa equipe Ederson Pacheco. Ederson não apenas desempenha suas funções com diligência, mas é um apoio fundamental para o bem-estar de nossos...

ler mais