Maio Roxo: Cons­ci­en­ti­za­ção sobre Doen­ças Infla­ma­tó­ri­as Intestinais

Publicado em:

Categoria: Geral

O Maio Roxo é ascen­de o aler­ta para as Doen­ças Infla­ma­tó­ri­as Intes­ti­nais (DII). O Dr Lucas Ramos Guzat­ti res­pon­de as prin­ci­pais dúvi­das sobre o assun­to. Arras­te para o lado para conferir.

1.O que são as DII? As Doen­ças Infla­ma­tó­ri­as Intes­ti­nais são dis­túr­bi­os crô­ni­cos do sis­te­ma diges­ti­vo, carac­te­ri­za­dos por infla­ma­ção per­sis­ten­te no tra­to gas­troin­tes­ti­nal. Elas inclu­em a doen­ça de Crohn, que pode afe­tar qual­quer par­te do tra­to diges­ti­vo, e a reto­co­li­te ulce­ra­ti­va, que se con­cen­tra no cólon e no reto.

 2. Quais os sin­to­mas mais frequentes?

Os sin­to­mas das DII podem vari­ar de leves a gra­ves e podem incluir dor abdo­mi­nal, diar­reia per­sis­ten­te (por vezes com san­gue), per­da de peso não inten­ci­o­nal, fadi­ga, febre, dor retal, cóli­cas abdo­mi­nais e urgên­cia em defe­car. Esses sin­to­mas podem ser inter­mi­ten­tes e recor­ren­tes, afe­tan­do sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te a qua­li­da­de de vida dos paci­en­tes.

3. Quais são as pos­sí­veis cau­sas das doen­ças infla­ma­tó­ri­as intestinais?

As cau­sas para as doen­ças são diver­sas, sen­do a mais comum a par­tir de um con­jun­to de fato­res gené­ti­cos, com­por­ta­men­tais e físi­cos. Outras pos­sí­veis cau­sas inclu­em desor­dens entre micror­ga­nis­mos, fal­ta de fibras e de água na die­ta, estres­se, depres­são, ansi­e­da­de e avan­ço da ida­de.

 4. Qual é a impor­tân­cia do diag­nós­ti­co pre­co­ce das doen­ças infla­ma­tó­ri­as intestinais?

O diag­nós­ti­co pre­co­ce é essen­ci­al para evi­tar a pio­ra do qua­dro des­sas doen­ças, além da neces­si­da­de de inter­na­ções e cirur­gi­as. Quan­to mais cedo o tra­ta­men­to for ini­ci­a­do, melhor para con­tro­lar a doen­ça e evi­tar com­pli­ca­ções.

5. Como é o tratamento? 

O tra­ta­men­to visa con­tro­lar a infla­ma­ção, ali­vi­ar os sin­to­mas e pre­ve­nir com­pli­ca­ções. Isso geral­men­te envol­ve uma abor­da­gem mul­ti­dis­ci­pli­nar, incluin­do medi­ca­men­tos para redu­zir a infla­ma­ção e supri­mir o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co, tera­pia nutri­ci­o­nal, modi­fi­ca­ção na die­ta, cirur­gia em casos gra­ves e ges­tão do esti­lo de vida.

É fun­da­men­tal que aque­les que enfren­tam sin­to­mas sus­pei­tos ou foram diag­nos­ti­ca­dos com DII bus­quem apoio médi­co espe­ci­a­li­za­do. Nos­sa clí­ni­ca está aqui para ofe­re­cer supor­te, diag­nós­ti­co pre­ci­so e tra­ta­men­to per­so­na­li­za­do para aju­dar a geren­ci­ar essas con­di­ções complexas.

Abra­ços Dr. Lucas Ramos Guzat­ti CRM/SC 24758 RQE 21720

==
Clí­ni­ca Guzat­ti
🩺 Dr. Osmar Guzat­ti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044
Dir. Téc­ni­co Res­pon­sá­vel

🕔 Horá­rio de aten­di­men­to
De 2ª a 6ª fei­ra das 7 às 18h

📲What­sapp (49) 99103–0985
📞Tele­fo­ne: (49) 3289–5000
✉️contato@guzatti.com.br
#medi­co #medi­ci­na #gas­tro­cli­ni­ca #apa­re­lho­di­ges­ti­vo #lages #ser­ra­ca­ta­ri­nen­se #medi­ci­na­de­pai­pra­fi­lho #gas­tro­en­te­ro­lo­gia #medi­ci­na­co­ma­mor
#medi­ci­na­po­ra­mor #colo­nos­co­pia #can­cer­dein­tes­ti­no

[SELO DE QUALIDADE @inhaltcom]

[Ima­gem: Ban­co de Ima­gens Freepik]

Recomendados para você

Qual seu receio em fazer a colonoscopia?

Você tem ou conhece alguém que tem receio da colonoscopia? Vamos desmistificar esse exame tão importante para a sua saúde? A colonoscopia é um procedimento feito com sedação, garantindo que o paciente não sentirá dor durante o exame. Além de ser rápido, os benefícios...

ler mais

Obe­si­da­de: Por­ta para diver­sas doenças. 

A obesidade é mais que uma questão estética. Ela abre portas para diversas doenças crônicas que podem impactar seriamente sua saúde. A obesidade é uma doença progressiva e degenerativa, o que significa que, sem intervenção, tende a piorar com o tempo e deve ser...

ler mais

DIVERTICULITE: Fique aten­to a estas orientações

Diverticulite é uma condição em que pequenas bolsas chamadas divertículos, que podem se formar na parede do intestino, ficam inflamadas ou infectadas. Isso pode causar sintomas desconfortáveis como dor abdominal intensa, geralmente no lado esquerdo inferior, febre,...

ler mais