Julho Ama­re­lo: Mês de Cons­ci­en­ti­za­ção das Hepa­ti­tes Virais

Publicado em:

Categoria: Geral

Julho é o mês dedi­ca­do à cons­ci­en­ti­za­ção sobre as hepa­ti­tes virais, e eu que­ro falar com vocês sobre a impor­tân­cia de cui­dar da nos­sa saú­de hepá­ti­ca. Ima­gi­ne aque­le chur­ras­co de domin­go com a famí­lia, as visi­tas regu­la­res ao salão de bele­za ou até mes­mo uma sim­ples ida ao den­tis­ta. Todos esses momen­tos do nos­so dia a dia podem escon­der ris­cos se não tomar­mos os cui­da­dos necessários.

As hepa­ti­tes virais são infec­ções que cau­sam infla­ma­ção no fíga­do e podem levar a gra­ves com­pli­ca­ções se não tra­ta­das ade­qua­da­men­te. No Bra­sil, as hepa­ti­tes mais comuns são as cau­sa­das pelos vírus A, B e C, mas tam­bém exis­tem os vírus D e E, menos frequentes.

A trans­mis­são pode ocor­rer por meio do con­ta­to com san­gue con­ta­mi­na­do, rela­ções sexu­ais sem pro­te­ção, com­par­ti­lha­men­to de agu­lhas e uten­sí­li­os como facas e gar­fos não higi­e­ni­za­dos ade­qua­da­men­te, con­su­mos de ali­men­tos sem esta­rem bem cozi­dos como car­ne de por­co e fru­tos do mar.

Os sin­to­mas mais comuns são

Can­sa­ço excessivo

Ama­re­la­men­to da pele e olhos (icte­rí­cia)

Uri­na escura

Fezes cla­ras

Náu­sea e vômitos

O tra­ta­men­to das hepa­ti­tes varia de acor­do com o tipo. A pre­ven­ção é fun­da­men­tal e inclui vaci­na­ção dis­po­ní­vel para Hepa­ti­te A e B. O diag­nós­ti­co é fei­to por meio de exa­mes de san­gue espe­cí­fi­cos para detec­tar a pre­sen­ça do vírus.

O médi­co gas­tro­en­te­ro­lo­gis­ta é capa­ci­ta­do para diag­nos­ti­car e tra­tar hepa­ti­tes virais. Se você apre­sen­tar algum dos sin­to­mas men­ci­o­na­dos ou tiver pre­o­cu­pa­ções sobre sua saú­de hepá­ti­ca, agen­de uma con­sul­ta para ava­li­ar­mos o o seu caso.

Abra­ços,
🩺Dr Osmar Guzat­ti Filho

==
Clí­ni­ca Guzat­ti
Regis­tro 1959
Dire­tor Téc­ni­co-Médi­co: Osmar Guzat­ti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044

[Ima­gens:  Ban­co de Ima­gens Depo­sit Photos]

[SELO DE QUALIDADE @inhaltcom ]

Recomendados para você

DIVERTICULITE: Fique aten­to a estas orientações

Diverticulite é uma condição em que pequenas bolsas chamadas divertículos, que podem se formar na parede do intestino, ficam inflamadas ou infectadas. Isso pode causar sintomas desconfortáveis como dor abdominal intensa, geralmente no lado esquerdo inferior, febre,...

ler mais

Você cos­tu­ma sen­tir difi­cul­da­de para engolir?

Se você frequentemente sente que a comida fica presa ou tem dificuldade para engolir, isso pode ser mais do que um simples desconforto. Esses sintomas, conhecidos como disfagia, podem ser sinais de problemas no esôfago, como refluxo gastroesofágico, estenoses, ou até...

ler mais