Julho Ama­re­lo: Mês de Cons­ci­en­ti­za­ção das Hepa­ti­tes Virais

Publicado em:

Categoria: Geral

Julho é o mês dedi­ca­do à cons­ci­en­ti­za­ção sobre as hepa­ti­tes virais, e eu que­ro falar com vocês sobre a impor­tân­cia de cui­dar da nos­sa saú­de hepá­ti­ca. Ima­gi­ne aque­le chur­ras­co de domin­go com a famí­lia, as visi­tas regu­la­res ao salão de bele­za ou até mes­mo uma sim­ples ida ao den­tis­ta. Todos esses momen­tos do nos­so dia a dia podem escon­der ris­cos se não tomar­mos os cui­da­dos necessários.

As hepa­ti­tes virais são infec­ções que cau­sam infla­ma­ção no fíga­do e podem levar a gra­ves com­pli­ca­ções se não tra­ta­das ade­qua­da­men­te. No Bra­sil, as hepa­ti­tes mais comuns são as cau­sa­das pelos vírus A, B e C, mas tam­bém exis­tem os vírus D e E, menos frequentes.

A trans­mis­são pode ocor­rer por meio do con­ta­to com san­gue con­ta­mi­na­do, rela­ções sexu­ais sem pro­te­ção, com­par­ti­lha­men­to de agu­lhas e uten­sí­li­os como facas e gar­fos não higi­e­ni­za­dos ade­qua­da­men­te, con­su­mos de ali­men­tos sem esta­rem bem cozi­dos como car­ne de por­co e fru­tos do mar.

Os sin­to­mas mais comuns são

Can­sa­ço excessivo

Ama­re­la­men­to da pele e olhos (icte­rí­cia)

Uri­na escura

Fezes cla­ras

Náu­sea e vômitos

O tra­ta­men­to das hepa­ti­tes varia de acor­do com o tipo. A pre­ven­ção é fun­da­men­tal e inclui vaci­na­ção dis­po­ní­vel para Hepa­ti­te A e B. O diag­nós­ti­co é fei­to por meio de exa­mes de san­gue espe­cí­fi­cos para detec­tar a pre­sen­ça do vírus.

O médi­co gas­tro­en­te­ro­lo­gis­ta é capa­ci­ta­do para diag­nos­ti­car e tra­tar hepa­ti­tes virais. Se você apre­sen­tar algum dos sin­to­mas men­ci­o­na­dos ou tiver pre­o­cu­pa­ções sobre sua saú­de hepá­ti­ca, agen­de uma con­sul­ta para ava­li­ar­mos o o seu caso.

Abra­ços,
🩺Dr Osmar Guzat­ti Filho

==
Clí­ni­ca Guzat­ti
Regis­tro 1959
Dire­tor Téc­ni­co-Médi­co: Osmar Guzat­ti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044

[Ima­gens:  Ban­co de Ima­gens Depo­sit Photos]

[SELO DE QUALIDADE @inhaltcom ]

Recomendados para você

Aler­ta para SÍFILIS em LAGES

Lages está enfrentando uma alta de casos de sífilis com 2763 casos de sífilis adquirida notificados entre 2018 e 2024, sendo 355 somente neste ano. É a segunda cidade no estado em termos de investigação, só ficando atrás de Florianópolis. A infectologista Roberta...

ler mais