Micro­bi­o­ta intes­ti­nal: O que é e como man­tê-la saudável?

Publicado em:

Categoria: Geral

A micro­bi­o­ta intes­ti­nal, tam­bém conhe­ci­da como flo­ra intes­ti­nal, é um con­jun­to de tri­lhões de micror­ga­nis­mos que vivem no nos­so tra­to gas­troin­tes­ti­nal e desem­pe­nha um papel vital na nos­sa saúde.

Ela auxi­lia na diges­tão e absor­ção de nutri­en­tes, atua como uma bar­rei­ra con­tra pató­ge­nos e regu­la o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co, além de auxi­li­ar na pro­du­ção de vita­mi­nas essen­ci­ais como a vita­mi­na K e algu­mas do com­ple­xo B. Outro fator é que ela influ­en­cia posi­ti­va­men­te nos­so humor e cog­ni­ção por meio da cone­xão dire­ta entre o intes­ti­no e o cére­bro (eixo intes­ti­no-cére­bro), e pode estar rela­ci­o­na­do a pre­ven­ção de vári­as doen­ças como obe­si­da­de, dia­be­tes tipo 2 e doen­ças infla­ma­tó­ri­as intestinais.

Como man­ter uma micro­bi­o­ta saudável?

Die­ta balan­ce­a­da: Con­su­ma ali­men­tos ricos em fibras, como fru­tas, vege­tais e grãos inte­grais. Evi­te ali­men­tos ultraprocessados.

Pro­bió­ti­cos e Pre­bió­ti­cos: Inclua ali­men­tos fer­men­ta­dos, como iogur­te e kefir, e fibras pre­bió­ti­cas, como alho e cebola.

Evi­te anti­bió­ti­cos des­ne­ces­sá­ri­os: Eles podem dese­qui­li­brar a micro­bi­o­ta, então use-os ape­nas quan­do neces­sá­rio e sob ori­en­ta­ção médica.

Esti­lo de vida sau­dá­vel: Pra­ti­que exer­cí­ci­os regu­lar­men­te, dur­ma bem e con­tro­le o estresse.

Tem dúvi­das? Agen­de uma con­sul­ta e vamos con­ver­sar mais sobre seu caso específico.

Abra­ços

Dr. Lucas Ramos Guzatti

CRM/SC 24758 RQE 21720

==
Clí­ni­ca Guzat­ti
🩺 Dr. Osmar Guzat­ti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044
Dir. Téc­ni­co Responsável


[SELO DE QUALIDADE @inhaltcom]

Recomendados para você

O exa­me que pode evi­tar o cân­cer de Pre­ta Gil

Frequentemente, temos visto a imprensa atualizar o estado de saúde da cantora Preta Gil, que encerrou o tratamento do câncer de intestino em 2023, mas, infelizmente, precisou retomar o tratamento oncológico após uma recidiva em dois linfonodos na pelve. Isso reforça a...

ler mais