Pro­ce­di­men­tos

Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca em Lages

Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca em Lages – Tem a fina­li­da­de de estu­dar o fun­ci­o­na­men­to do Esô­fa­go, per­mi­tin­do a/ao Médica/o Gas­tro­en­te­ro­lo­gis­ta ana­li­sar ade­qua­da­men­te as dores e doen­ças liga­das a este órgão. 

Como fun­ci­o­na a Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca de Alta Resolução

A Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca é rea­li­za­da com o uso de anes­te­sia local, por meio da intro­du­ção de uma son­da em uma das nari­nas, son­da que por sua vez é conec­ta­da a um com­pu­ta­dor dedi­ca­do e com soft­ware espe­cí­fi­co, onde os regis­tros de pres­são são trans­for­ma­dos em ima­gens colo­ri­mé­tri­cas e de topo­gra­fia – mas ape­nas quan­do rea­li­za­da na sua moda­li­da­de de Alta Reso­lu­ção, como dis­po­ni­bi­li­za­da na Guzat­ti Gas­tro Clínica. 

O pro­ce­di­men­to usu­al­men­te não cau­sa des­con­for­to, devi­do a seda­ção local. E tam­bém não é inca­pa­ci­tan­te para ati­vi­da­des no res­tan­te do dia. 

Na Guzat­ti Gas­tro Clí­ni­ca, nos­sos Médi­cos Gas­tro­en­te­ro­lo­gis­tas efe­tu­am todo o diag­nós­ti­co, acom­pa­nha­men­to e ori­en­ta­ção para a ade­qua­da rea­li­za­ção des­se pro­ce­di­men­to, quan­do se faz necessário.

Quais as indi­ca­ções habi­tu­ais para a Mano­me­tria Esofágica?

Acon­se­lha-se que paci­en­tes cujos sin­to­mas sejam suges­ti­vos da doen­ça do reflu­xo gas­tro-eso­fá­gi­co (DRGE) pas­sem pelo pro­ce­di­men­to da Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca de Alta Reso­lu­ção, com a fina­li­da­de de per­mi­tir diag­nós­ti­co e tra­ta­men­to mais pre­ci­so e eficaz. 

Tais sin­to­mas usu­al­men­te são a azia (sen­sa­ção de quei­ma­ção por trás do pei­to) e a regur­gi­ta­ção (retor­no de ali­men­to e/ou aci­dez do estô­ma­go para o esô­fa­go). Em situ­a­ções onde a quei­xa de dis­fa­gia (sen­sa­ção de ali­men­to “arra­nhan­do” ou “pre­so” ao engo­lir) não é cla­ra ao paci­en­te e/ou não é devi­da­men­te rela­ta­da pelo mesmo. 

 Além dis­so, reco­men­da-se ao Médi­co a pres­cri­ção da Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca de Alta Reso­lu­ção nas seguin­tes situações: 

  • Ava­li­a­ção dos sin­to­mas típi­cos de Doen­ça do Reflu­xo Gas­tro­e­so­fá­gi­co (DRGE). 
  • Dúvi­das na quei­xa do paci­en­te quan­to a disfagia.
  • Ava­li­a­ção de dis­túr­bi­os moto­res asso­ci­a­dos a DRGE. 
  • Estu­do da Dor Torá­ci­ca de ori­gem não cardíaca.
  • Estu­do de doen­ças sis­tê­mi­cas com aco­me­ti­men­to do Esô­fa­go (neu­ro­pa­ti­as, escle­ro­der­mia, entre outros).

 Lem­bran­do que o pro­ce­di­men­to deve ser pres­cri­to duran­te o pro­ces­so de diag­nós­ti­co médi­co, sen­do usu­al­men­te pres­cri­to pelos seguin­tes especialistas: 

  • Gas­tro­en­te­ro­lo­gis­tas,
  • Clí­ni­cos Gerais,
  • Pedi­a­tras e Gastropediatras,
  • Pneu­mo­lo­gis­tas,
  • Otor­ri­no­la­rin­go­lo­gis­tas,
  • Car­di­o­lo­gis­tas.

Quais as van­ta­gens da Mano­me­tria de Alta Reso­lu­ção, em rela­ção a Mano­me­tria Convencional?

A Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca de Alta Reso­lu­ção é uma evo­lu­ção téc­ni­ca e diag­nós­ti­ca em rela­ção a sua for­ma tra­di­ci­o­nal, apre­sen­tan­do obje­ti­va­men­te as seguin­tes vantagens:

Evo­lu­ção do pro­ce­di­men­to com tec­no­lo­gia superior.

Regis­tros de pres­são con­ver­ti­dos em tra­ça­dos e ima­gens topo­grá­fi­cas e colorimétricas.

Mai­or con­for­to do paci­en­te, por não deman­dar tra­ci­o­na­men­to do cate­ter a cada centímetro.

Menor tem­po de exa­me com mai­or precisão. 

Loca­li­za­ção mais fácil e ime­di­a­ta de mar­cos anatômicos.

Não sofre inter­fe­rên­cia de arte­fa­tos de movimento. 

Iden­ti­fi­ca­ção de fenó­ti­pos cli­ni­ca­men­te rele­van­tes, que deman­dam res­pos­tas tera­pêu­ti­cas diferenciadas.

Como fazer o pre­pa­ro para o procedimento?

No obje­ti­vo de faci­li­tar seu aten­di­men­to médi­co e a rea­li­za­ção da sua Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca, opta­mos por dei­xar publi­ca­do o pre­pa­ro para pro­ce­di­men­to aqui mes­mo em nos­so site. 

Para que a Mano­me­tria Eso­fá­gi­ca pos­sa ser rea­li­za­da ade­qua­da­men­te, é mui­to impor­tan­te que você siga as seguin­tes ins­tru­ções de preparo:

Jejum de 4 horas para ali­men­tos sóli­dos e 2 horas para água.

Tra­zer exa­mes recen­tes rela­ci­o­na­dos ao esô­fa­go (endos­co­pi­as e radiografias).

Não tomar qual­quer medi­ca­ção para o estô­ma­go e esô­fa­go por sete dias – ome­pra­zol, pan­to­pra­zol, lan­zo­pra­zol rabe­pra­zol, eso­me­pra­zol, rani­ti­di­na, cime­ti­di­na, dom­pe­ri­do­na, bro­mo­pri­da ou meto­clo­pra­mi­da. (antiá­ci­dos em geral a base de bicar­bo­na­to ou hidró­xi­do de alu­mí­nio podem ser uti­li­za­dos até na vés­pe­ra do exame).

Quer agen­dar uma consulta?

Escre­va sua men­sa­gem para a Guzat­ti Gas­tro Clínica

A Guzat­ti Gas­tro Clínica

Fun­da­da no ano de 1982 pelo Dr. Osmar Guzat­ti Filho (CRM/SC 3819) – tam­bém fun­da­dor do cur­so de Medi­ci­na na Uni­ver­si­da­de do Pla­nal­to Cata­ri­nen­se e con­se­lhei­ro do Hos­pi­tal Nos­sa Senho­ra dos Pra­ze­res – a Guzat­ti Gas­tro Clí­ni­ca apre­sen­ta sóli­da tra­di­ção ao mes­mo tem­po que ofe­re­ce as prin­ci­pais ino­va­ções clínicas.

Nos­sos médi­cos, enfer­mei­ros e téc­ni­cos pas­sam por cons­tan­tes atu­a­li­za­ções e cur­sos de aper­fei­ço­a­men­to. Assim como inves­ti­men­tos con­ti­nu­a­men­te na mais recen­te tec­no­lo­gia, pro­por­ci­o­nan­do diag­nós­ti­cos cada dia mais pre­ci­sos e tra­ta­men­tos cada vez mais efi­ca­zes.
Seguin­do os pas­sos de seu pai, os Drs. Patri­cia Ramos Guzat­ti e Lucas Ramos Guzat­ti tam­bém são Médi­cos Gas­tro­en­te­ro­lo­gis­tas, em suas dife­ren­tes sub-especializações.

Se você pre­ci­sa rea­li­zar uma pH Impe­dan­ci­o­me­tria em Lages e região, a Guzat­ti Gas­tro Clí­ni­ca é sua opção de confiança! 

Gas­tro­en­te­ro­lo­gia
Pediá­tri­ca

E atu­an­te na espe­ci­a­li­da­de da Gas­tro­en­te­ro­lo­gia Pediá­tri­ca, con­ta­mos com a com­pe­tên­cia da Dra. Suelyn Petris da Sil­va. Dota­da da com­pe­tên­cia que é tra­di­ção em nos­sa clí­ni­ca médi­ca.
Se você bus­ca Gas­tro Pedi­a­tra em Lages / SC, você encon­tra­rá aco­lhi­men­to, con­for­to e exper­ti­se com nos­sos Médi­cos e profissionais.

Dra. Suelyn Petris da Silva

Conhe­ça nos­sos outros procedimentos: