Hoje, 16 de maio, é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, uma condição autoimune em que o consumo de glúten desencadeia uma resposta inflamatória no intestino delgado, podendo causar danos à mucosa intestinal e interferir na absorção de nutrientes essenciais.
Para quem enfrenta essa condição, os desafios podem ser muitos, desde a necessidade de ler minuciosamente os rótulos dos alimentos até a adaptação em ambientes sociais como restaurantes e eventos.
Compartilho algumas recomendações para lidar com os desafios da doença:
- Explore alimentos naturalmente livres de glúten, como arroz, milho, quinoa, batatas, frutas, legumes, verduras, ovos e carnes magras.
- Leia atentamente os rótulos dos alimentos e procure por produtos certificados como “livres de glúten”.
- Prepare suas refeições sempre que possível, para ter controle absoluto na seleção dos ingredientes e evitar contaminação cruzada.
- Experimente alternativas sem glúten, como pães, massas, biscoitos e bebidas, que estão cada vez mais disponíveis no mercado.
- O apoio profissional de um nutricionista é essencial para aprender a identificar e evitar os perigos para a sua saúde e garantir o suprimento adequado de nutrientes.
Mantenha-se atualizado com as melhores práticas de cuidados. Entre em contato e agende sua consulta.
Eliane Conrado
Nutricionista
CRN ‑10 / 9975
==
Clínica Guzatti
🩺 Dr. Osmar Guzatti Filho
CRM/SC 3819 – RQE 1044
Dir. Técnico Responsável
🕔 Horário de atendimento
De 2ª a 6ª feira das 7 às 18h
📲Whatsapp (49) 99103–0985
📞Telefone: (49) 3289–5000
✉️contato@guzatti.com.br
#medico #medicina #gastroclinica #aparelhodigestivo #lages #serracatarinense #medicinadepaiprafilho #gastroenterologia #medicinacomamor
#medicinaporamor #colonoscopia #cancerdeintestino
[SELO DE QUALIDADE @inhaltcom]
[Imagem: Banco de Imagens Freepik]